terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O mistério do vaso de concreto. / Concrete pot mystery.



Ao ler este post achei tão interessante que resolvi compartilhar com vocês. 
Este misterioso vaso de concreto, foi encontrado  recentemente no Japão quando Peter Tea  e Sr. Tanaka (também adoradores da arte do Bonsai), estavam organizando um galpão de armazenamento. Peter já havia ouvido falar, mas nunca tinha visto um vaso de concreto antes e ficou admirado com a beleza deste exemplar, uma vez que imaginava que a qualidade de tal vaso fosse rudimentar.  Acontece que este vaso é realmente antigo, o que pode ser observado nas fotos mais detalhadas do vaso.

Esta é  uma visão panorâmica da parte superior do pote. O tamanho deste pote é 46,5 centímetros x 31cm x 13cm e pesa 9 kg(20lb). vendo os dois furos de drenagem pequenos podemos  dizer que ele foi feito para ter uma planta ou uma árvore nele. A cor do interior é a cor natural do vaso.



Esta é uma foto da parte inferior do vaso e infelizmente não há qualquer referência ao local e data de quando foi feito.
Este é um close da superfície polida o que nos permite visualizar quatro tipos diferentes de pedras mixadas junto ao concreto.
Havia também uma caixa de cobre que se encaixa perfeitamente dentro do vaso. fazendo o achado ficar mais interessante, pois este foi  feito para que o pote pudesse reter a água dentro dele,  assim  todos podemos concordar que era para evitar  a drenagem da água através dos orifícios de drenagem. 
Sr. Tanaka disse este pote era muito raro e essa foi a razão pela qual ele  o comprou anos atrás.


Na tampa da caixa onde estava o vaso, havia uma inscrição em Kanji, a qual traduzida por  Sr. Tanaka dizia o seguinte:  "O homem fez de pedra um vaso de flores."  Supostamente trata-se  de um vaso  de plantio para  flores, e a caixa de cobre seria para a prática de Ikebana (arranjo floral japonês),ou  talvez apenas a reter a água, uma vez que  os japoneses gostam de ter vasos de água em torno de suas casas.
No interior do topo  foi encontrado esta outra inscrição em kanji. Com a seguinte tradução feita pelo Sr. Tanaka:  "Tai-san sho nen (1914) obtido a partir de Ueda. De acordo com esta caixa, este vaso ou foi comprado ou dado por um homem chamado Sr. Ueda em 1914. Embora isto não nos diga quantos anos o pote tem, ela pelo menos nos diz que foi em torno de 1914. Sr. Tanaka acrescentou que o cidadão típico japonês em 1914, não usava ou tinha  acesso ao concreto, porque a maioria das coisas ainda eram construídas em madeira.Peter continuará a investigação sobre seu misterioso achado, talvez a tampa desta caixa seja toda a informação que ele irá possuir, mas ele tem a certeza de que alguém achou que esse  vaso era importante o suficiente para colocá-lo em uma caixa e não sabe se foi a estranheza ou o mistério sobre este vaso que mais o intrigou e lhe causou admiração.
E com as próprias palavras de Peter que termino este post::    "Então, o que eu poderia colocar em um pote como este? Posso encontrar uma árvore lá fora, que combinaria bem com esse poteSe assim for, conífera ou decídua, talvez eu possa usá-lo como um Suiban para suiseki ou  Ikebana ou como  um vaso de flores para colocar na esquina da minha casa!"Todos os créditos sobre as fotos e artigo são para Petertea Bonsaihttp://peterteabonsai.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...